MTDF

Junte-se a milhares de pessoas que vão comandar um time de futebol de verdade no Brasil

Brasil x Uruguai 1950

brasil_uruguai_uol

A Seleção Brasileira tinha tudo pra levar a Copa de 1950 e os motivos eram muitos e bem convincentes: o elenco da seleção era um timaço, com Ademir, Nílton Santos, Friaça, Zizinho, entre outros; foi invicto à final, com direito a goleadas de 4 a 0 no México, 7 a 1 na Suécia e 6 a 1 na Espanha; precisava somente empatar na final que conquistaria a taça; além disso, o evento aconteceu aqui em casa, no Brasil.

Como era esperado, o escrete chegou √† final como favorito e no dia de 16 julho, a data da decis√£o, o clima era de ‚Äúj√° ganhou‚ÄĚ. A ‚Äúv√≠tima‚ÄĚ seria o Uruguai, diante de um Maracan√£ lotado com mais de 200 mil pessoas (maior est√°dio do mundo na √©poca).

A partida começou e durante os primeiros 45 minutos não houve um gol sequer, o que garantia o título aos brasileiros. No segundo tempo, logo aos dois minutos, Friaça marcou o primeiro do jogo, afirmando mais ainda que o título seria nosso.

Aos 21 minutos as coisas mudaram: Gigghia ganhou na corrida de Bigode e tocou para Schiaffino empatar a peleja. 1 a 1, resultado que ainda dava a taça para o Brasil. Animados, os uruguaios começaram a atacar mais, até que 13 minutos depois do primeiro gol aconteceu um fato que surpreendeu a todos, inclusive o nosso goleiro, Barbosa: Gigghia novamente deixou Bigode para trás e quando chegou perto da área brasileira e todos pensaram que viria um cruzamento ele chutou direto pra meta e fez o segundo do Uruguai.

Com o gol veio o famoso ‚Äúsil√™ncio ensurdecedor‚ÄĚ. Aquele gol calou 200 mil pessoas e foi o golpe de miseric√≥rdia na nossa sele√ß√£o. Nos minutos que restavam para o final da partida os uruguaios apenas seguraram o placar e, ao apito final, a grande festa que fora planejada deu espa√ßo √† tristeza, exceto para os bicampe√Ķes mundiais e √† pequena torcida uruguaia presente ali.

Muitos culparam o goleiro Barbosa pela derrota, outros falaram que a culpa foi do treinador Flávio Costa que escalou Bigode no lugar de Nílton Santos. Outros disseram que a equipe entrou muito confiante da vitória, que o clima de já ganhou colocou tudo a perder. O episódio ficou conhecido como Maracanazzo e é considerado uma das maiores zebras do esporte e, com certeza, a maior decepção do futebol brasileiro.

12 coment√°rios para “Brasil x Uruguai 1950”

  1. Jorge Luiz Vieira Jorge Luiz Vieira disse:

    Na minha opini√£o, como analista e profundo conhecedor do que foi a Copa de 50, a perda deste t√≠tulo foi consequencia de uma s√©rie de erros ocorridos, desde a prepara√ß√£o dos atletas, escala√ß√Ķes equivocadas para agradar dirigentes, culminando com a noitada em s√£o janu√°rio na vespera do √ļltimo jogo contra o Uruguai, quando ocorreram discursos e muita bebida na concentra√ßao at√© a madrugada. Portanto, n√£o foi Barbosa, n√£o foi Bigode e n√£o foi Flavio Costa os culpados pela derrota. A culpa foi de quem estava no comando da organiza√ß√£o da copa e em especial quem comandava a nossa delega√ß√£o, que a tudo permitiram sem nenhuma restri√ß√£o. Enfim, espera-se que na Copa do Mundo de 2014 n√£o se cometam os mesmos erros.

  2. ADENILDO ADENILDO disse:

    VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.

  3. FELIPE FELIPE disse:

    O GOL MAIS BONITO DO MUNDO

  4. camila@mtdf.com.br Camila disse:

    Jorge, falou tudo! :)

  5. diego diego disse:

    vovê falou tudo

  6. Esmeraldo Ramos Neto Esmeraldo Ramos Neto disse:

    Tinha eu, naquele dia fat√≠dico, apenas 6 anos de idade. Lembro-me como se fosse hoje. Foi um c√°os total. N√£o esque√ßo nunca a tristeza em minha casa, meu pai, meu irm√£o mais velho, enfim, toda a rua, toda a cidade. Por sinal, hoje, dia 31/10/2009, foi enterrado o √ļltimo componente daquela fabulosa sele√ß√£o: o zagueiro Juvenal, falecido ontem aos 87 anos se n√£o me engano. Nunca esqueci sua tristeza eterna, desde Itapuan onde morou at√© o Edf. Visconde de Cair√ļ, no Com√©rcio, onde exerceu at√© adoecer, a profiss√£o de Corretor de Im√≥veis. O conheci de perto, em Itapuan e no elevador do pr√©dio, onde descemos juntos muitas vezes. Apesar dos meus 65, bem vividos, foi a √ļnica sele√ß√£o que consegui decorar at√© hoje: Barbosa, Augusto e Juvenal. Bauer, Danilo e Bigode. Fria√ßa, Zizinho, Ademir, Jair e Chico.
    Apesar de derrotados, foi a partir daí que o nosso futebol cresceu, tomou vergonha, se aperfeiçoou e venceu. A eles os meus respeitos e o de todos os brasileiros. Obrigadp nossos heróis. Que estejam em paz no céu, alegrando os anjos e o nosso bom Deus..

  7. camila@mtdf.com.br Camila disse:

    Esmeraldo,√© verdade, perdemos o √ļltimo titular daquela sele√ß√£o. Foi a partir dessa derrota que adotamos o complexo de vira-latas, que foi mandado √†s favas com o t√≠tulo de 58!
    √ďtimo coment√°rio, Esmeraldo, emocionante ouvir as hist√≥rias de quem viveu na pele esse momento marcante do nosso futebol. Daria um belo post, j√° pensou em escrever sobre?

  8. Sebastian Sebastian disse:

    Bom dia
    Eu estou fazendo a produção dum programa de Tv e estou procurando pessoas que tenham vivido o mondial de 1950 pra fazer entrevistas.
    Vou estar no Rio o proximo dia 6 de abril e vou fica r até o dia 23 desse mes.
    Por favor, se alguem conhece alguma pessoa que quera dar uma entrevista sobre esse assunto por favor me escreve.
    Sem mais
    Muito Obrigado
    Sebastian

  9. andré andré disse:

    o unico erro do tecnico foi colocar o bigode inves do nilton santos. ele perdeu na corrida p/ o gigghia na corrida duas vezes e fez o brasil chorar. nao o barbosa

  10. MARIA LUCIA MARIA LUCIA disse:

    Eu tinha vindo ao mundo. Claro não soube de nada, só mais tarde pelo cinema pude acompanhar esta seleção que deve ter sofrido muito. Flavio Costa deu nome a alguns colegas. Jair da Rosa Pinto ganhou uma placa na praça Saens Pena. Zizinho foi um modelo para Pelé e por aí vai. Mas que todos estes estejam na paz celestial pois deram muitas alegrias aos apaixonados pelo futebol.

  11. JORGE JORGE disse:

    E engraçado, a partida entre Brasil e Paraguai em 1.950 ninguém esquece, mas as porcarias do governo PT em pouco tempo cairá no esquecimento.

    leiam este poema.

    Poema da Mente
    Affonso Romano de Sant`Anna

    PARA UM PRESIDENTE DEMENTE

    H√° um presidente que mente,
    Mente de corpo e alma, completa/mente.
    E mente de maneira t√£o pungente
    Que a gente acha que ele, mente sincera/mente,

    Mais que mente, sobretudo, impune/mente…

    Indecente/mente.
    E mente t√£o nacional/mente,
    Que acha que mentindo história afora, Vai nos enganar eterna/mente.

  12. Josa Josa disse:

    A derrota de 1.950 deve-se ao já ganhou e a troca de local de Concentração para São Januário, além de já ter saido nos jornais fotos de jogadores do Brasil com a faixa de campeão, perdemos também por cariocada, porque que em São Paulo jogou Rui Bauer e Noronha e no Rio jogou Bigode ?, aquela porceria de tartaruga que perdeu duas vezes na corrida para o Gighia.
    Agora o Brasil come√ßou apanhar das sele√ß√Ķes mais fortes e desistiu est√° jogando contra tim√©cos para fazer nome, 2014 ? m√£o temos time, na frente muito mal, s√≥ essa porcaria de Neymar que vimos contra o Barcelona, mais ningu√©m com pedigree do pessoal de 2002, Ronaldo, ronaldinho Gaucho e Rivaldo, estou esperan√ßoso de outro vexame

Deixe um coment√°rio